
Neste Natal resolvi fazer algo diferente. Enquanto a maioria das pessoas busca por textos já formulados por outros ou que os guardaram do Natal passado para desejar um feliz Natal e novas realizações para o Ano que está para vir eu me pego a escrever um texto novo.
E por que novo? Perguntei-me, por que usaria um texto do Natal passado se esse é um Novo Natal? Será mesmo que desejaríamos as mesmas coisas das mesmas formas apenas porque a data é considerada Natal com a mesma personagem a distribuir prendas todos os anos? Eu prefiro acreditar que, a cada ano, conforme nossas experiências vividas, que não são poucas considerando que atravessamos 365 dias para que novamente esta data comemorativa retome, mudamos nossos pensamentos, sentimentos e amadurecemos, ou seja com sofrimentos superados ou felicidades bem-vindas. Claro que desejamos saúde, felicidade, amor, prosperidade da mesma forma, mas será que na mesma intensidade? Será que vivenciamos essas lindas palavras ao passar dos anos para saber o que elas significam ou apenas repetimos por hábito?
Para mim o Natal é mais do que uma simples comemoração. Apesar de tudo, eu ainda acredito que dar um presente a alguém que você considera de fato especial é muito mais significante interiormente do que você mesmo receber um presente.
Muitas vezes deixamos o Ano todo passar para dizermos aos nossos pais, amigos e familiares o quanto eles são importantes para nós. E me pergunto por quê? Por que esperamos comemorações pela qual gastamos uma fortuna e estouramos champanhe para dizer à pessoa que fica ao seu lado o tempo inteiro que a amamos? Ou por que apenas nessa época do ano, viajamos quilómetros para passar uma ceia ao lado de uma pessoa especial, compramos presentes caríssimos para demonstrar o grande amor e, no entanto, deixamos de ligar, mandar e-mail, mensagem na garrafa ou sinal de fumaça o resto do ano?
O Natal é um tempo de esperança, mas também um tempo de reflexão. Vale a pena reflectirmos o que somos nesse dia, e como somos o restante do ano. Será que temos só esse dia para desejarmos e mostrarmos o quanto amamos as pessoas que estão em nossa volta?
De qualquer forma, desejo que não só nesse dia, mas que em todos os outros dias do ano o tal “espírito natalício” nos traga transformações, crescimento pessoal e grandes realizações. Sem esquecer que nós somos responsáveis pelo que cativamos, pelo nosso crescimento e por nossas escolhas.
Já que aprendi que na escola, o ultimo parágrafo de um texto deveria ser uma conclusão. Vamos lembrar que muita gente não quer Bacalhau, ceia farta ou presentes caros, desejam apenas estar reunidos com as pessoas que amam. Mas não apenas nessa data...
Sem comentários:
Enviar um comentário